Primeiro navio autônomo e elétrico estreia em 2018
Primeiro navio autônomo e elétrico estreia em 2018
Navio
sem marinheiros
O
primeiro navio autônomo -
e, além disso, totalmente elétrico - já tem data marcada para começar a
navegar.
O Yara
Birkeland deverá começar a operar na segunda metade de 2018, levando
produtos da fábrica de fertilizantes da Yara em Porsgrunn, até as cidades de
Brevik e Larvik - todas na Noruega.
O navio
elétrico e autônomo deverá substituir 100 caminhões, que fazem 40.000 viagens
por ano. Ele operará exclusivamente nessa rota, um trajeto de 12 milhas náuticas,
pouco mais de 22 km.
O nome
do navio é uma homenagem ao cientista norueguês Kristian Birkeland, que também
dá nome a correntes de
plasma supersônicas na porção superior da nossa atmosfera,
descobertas por ele.
Navio
autônomo e elétrico
Com 70
metros de calado e 4.500 toneladas de porte bruto, o navio autônomo poderá
atingir até 18,5 km/h (10 nós), mas deverá operar em velocidade de cruzeiro de
11 km/h (6 nós).
Ele será
impulsionado por dois mecanismos azimutais, em que o motor inteiro se movimenta
para fazer o navio virar. Seu conjunto de baterias pode prover até 4 MWh. As baterias serão
recarregadas enquanto o navio permanece nos terminais para carga e descarga - o
carregamento e descarregamento também serão automatizados.
A
navegação autônoma se baseará em um extenso conjunto de sensores redundantes,
incluindo câmeras no visível e no infravermelho, radar, lidar e
AIS, sigla em inglês para Sistema de Identificação Automática, um sistema de
monitoramento de curto alcance já utilizado em navios e serviços de tráfego de
embarcações.
Navio autônomo e elétrico
Com 70 metros de calado e 4.500 toneladas de porte bruto, o navio autônomo poderá atingir até 18,5 km/h (10 nós), mas deverá operar em velocidade de cruzeiro de 11 km/h (6 nós).
Ele será impulsionado por dois mecanismos azimutais, em que o motor inteiro se movimenta para fazer o navio virar. Seu conjunto de baterias pode prover até 4 MWh. As baterias serão recarregadas enquanto o navio permanece nos terminais para carga e descarga - o carregamento e descarregamento também serão automatizados.
A navegação autônoma se baseará em um extenso conjunto de sensores redundantes, incluindo câmeras no visível e no infravermelho, radar, lidar e AIS, sigla em inglês para Sistema de Identificação Automática, um sistema de monitoramento de curto alcance já utilizado em navios e serviços de tráfego de embarcações.
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